terça-feira, 13 de agosto de 2013



INSTITUTO NÍSIA DO ESPÍRITO SANTO DE OLIVEIRA                                         INNESO

                                                   PROJETO: RECICLAR






 
Visa a criação do projeto de reciclagem da cidade de Santa Luzia, conscientização da população como um todo quanto à importância da coleta seletiva e do reaproveitamento das matérias primas coletadas, utilizado ainda como forma de reciclar vidas, gerando recursos para o INNESO.

 





                                                                                             Autor: Rogério Magno de Oliveira
                                                                                                      Presidente do INNESO
                                                                                                       roysoueu@gmail.com

                                                                                                    31*9784-4471 – 3634-2586
                                                                2009
                                                               SANTA LUZIA-MINAS GERAIS






1. Reciclar é Vida

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).

2. Reciclagem de Conceitos- o nosso cenário

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".

2.1 Benefícios de se reciclar

 Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
 Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
 Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
 Melhora a produção de compostos orgânicos.
 Gera empregos para a população não qualificada.
 Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
 Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
 Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

3. O INNESO (Instituto Nísia do Espírito Santo de Oliveira)

O Instituto Nísia do Espírito Santo de Oliveira é uma Entidade com a visão voltada para o bem que prioriza a educação e formação de crianças e adolescentes em situação de risco, dando a eles condições de crescimento pessoal.
Nos completamos sendo coerentes com a ideia de tirar das ruas e da criminalidade tantos menores quantos forem possíveis.
O INNESO surgiu como uma forma de continuar o trabalho social de sua homenageada que deu ao Instituto seu nome. A nossa ideia é dar continuidade a um trabalho digno e gratificante, transformando em vida o lixo reciclado na cidade de Santa Luzia.

4. O Projeto Reciclar

4.1 Projeto Social

O projeto social Reciclar parte do principio da crença na sustentação de todo o serviço prestado à sociedade a partir de uma independência de verbas e doações, através de ações que visem a arrecadação de valores para deixar
que o próprio projeto seja alimentado por si mesmo. Assim sendo, o projeto Reciclar deverá atender à comunidade disponibilizando cursos – informática, alfabetização de adultos, línguas – parcerias para o tratamento de mazelas sociais – Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc. – e melhoria da qualidade do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, seja com material, seja com a criação de condições básicas para a implantação de cooperativas de coleta, seleção e venda dos materiais reaproveitados.

4.2 Meio Ambiente

O projeto Meio Ambiente visa a sustentabilidade e a educação da população com vistas à coleta seletiva e a manutenção das vias públicas limpas. Tais ações devem ser feitas buscando a conscientização, num primeiro momento, do comércio e da indústria municipal, pensando nas vantagens de se reaproveitar o lixo criado com as atividades econômicas. Em seguida, e com a participação desses mesmos segmentos, criar condições para a instalação de lixeiras em pontos estratégicos do comércio e do centro velho da cidade, para então, no segundo momento, iniciar a educação dos cidadãos para a necessidade de reciclar em todos os dias, a partir da própria residência. Pontos de coleta seletiva instalados em condomínios, locais públicos de fácil acesso, aliado a uma excelente divulgação do discurso acerca da importância do reaproveitamento do lixo, pode criar condições para uma coleta eficiente e a geração, por conseguinte, de receita que será canalizada para o projeto social do Instituto.
5. Viva a Lixeira- o passo a passo
Trata-se, basicamente, de instalação de lixeiras em todo o local de maior circulação do público, o que aperfeiçoa o trabalho das “formiguinhas” (varredoras de rua) e mantem por mais tempo a limpeza das ruas. A ideia é desenvolvida em três etapas:
5.1 Primeiro passo
A Prefeitura Municipal autoriza o Instituto a colocar, manter e usar o espaço das lixeiras em publicidade comercial; em contrapartida, o Instituto se compromete a implantar e manter o projeto de maneira funcional pelo período contratado. A Prefeitura deverá se encarregar da coleta dos materiais depositados nas lixeiras, enquanto o Instituto cuidará da manutenção física das lixeiras, bem como sua integridade. Importante salientar que projeto de lei que regula o assunto já foi aprovado na Camara Municipal, o que torna imediato a possibilidade de implantação do projeto.
5.2 Segundo passo
O Instituto apresenta o projeto ao comércio e à indústria local, com a intenção de conquistar entre eles parceiros que vinculem sua marca ao trabalho executado. Assim, a implantação e manutenção das lixeiras será custeada pela facilitação de espaço nobre de publicidade, ofertados aos empresários interessados.
5.3 Terceiro passo
Em conjunto com a instalação das lixeiras, ampla campanha publicitária deverá conscientizar a população acerca da importância de usar e manter as lixeiras, com uma campanha divulgando a importância da reciclagem para a vida da cidade.
6. Educação e Futuro
A instalação de pontos de coleta seletivos, em condomínios e locais estratégicos tem a sua importância a partir daí, já que serão necessários pontos de descarte do material que a população deverá começar a reciclar.
Consequentemente, a divulgação do projeto é imprescindível, garantindo o sucesso da empreitada. Acreditamos que uma cidade mais limpa é aquela que educa o cidadão e dá condições para a reciclagem de materiais normalmente direcionados para o lixo. Em tese, 63% do lixo hoje entulhando os aterros sanitários poderiam ser reciclados, caso haja uma separação consciente quando do seu descarte. Portanto, o trabalho de informação e divulgação dessa importante ação deve ser salientado.
7. Considerações finais
Finalmente, há que se lembrar que todo esse trabalho vai desaguar em uma ação de forte cunho social, dando condições de manter cursos que melhorem a autoestima profissional e pessoal da camada mais baixa da sociedade. Cursos de qualidade, preços simbólicos e acima de tudo, coerência no discurso social dos serviços ofertados criam um cenário diferenciado dentro do contexto que o Instituto acredita ser o correto.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More