segunda-feira, 1 de julho de 2013

A importancia da sala de aula



 Sala de aula Inneso - o principio de tudo (2006)


O dia a dia de um aluno se torna maçante e cansativo. Os estudos na escola desgastam, não pelo componente do curriculum escolar, mas pelo fato de se criar, para um adolescente, uma obrigação de tempo e compromisso.
No entanto, é esse o principio que leva esse mesmo aluno a aprender algo mais importante: a responsabilidade com o horário e com a obrigação a ser cumprida.
Pensando nesse contexto, percebe-se também a importancia de outras atividades extracurriculares, e assim agindo, aumentar ainda mais a condição de seu crescimento profissional futuro, bem como ocupar com qualidade o tempo desse adulto em formação.
A disponibilização de cursos fora da escola para adolescentes, com o fim especifico de pré-formação profissional, deve ser tratado com muita seriedade por pais e por aqueles que se predispoem a oferta-los. Isso porque o que vemos é, na ansia de se fazer um trabalho"social" com o intuito de usa-lo como auto-promoção pessoal ou politica, as pessoas que se apresentam como "representantes do terceiro setor", montam cursos sem nenhuma preocupação com o resultado alcançado pelos seus beneficiários.
É preciso ter coerencia e compromisso com a montagem desse tipo de cursos. Afinal de contas, estamos nos propondo à criação de um novo profissional; acima de tudo, estamos lidando com um adolescente, um jovem suscetivel à exposição a tanta coisa, diria, errada, que é preciso criar não só um curso que lhe ofereça condições de exercer uma profissão: é preciso  que seja coerente, tenha atrativos suficientes para uma interatividade entre ele e o mestre.
O que é preciso entender, de forma definitiva, é que não podemos confundir pseudo cursos ditos "sociais" com a verdadeira vontade de representantes de um setor que se responsabiliza, em grande parte, por cobrir as falhas ocasionadas pela ausencia do Estado em setores vitais da economia e do ambito social da sociedade. O terceiro setor, composto por Entidade não Governamentais exerce com qualidade real a função de formar pessoas, a partir das carencias apresentadas pela população. 
É preciso valorizar o verdadeiro trabalho de ONG's e Oscip's, essas caixas de pandora tão combatidas por culpa exclusiva de maus profissionais, que se aproveitam de brechas legais para usurpar o trabalho social. E, acima de tudo, é preciso buscar a organização dos trabalhos formadores de mão de obra especifica, assim como valorizar aquelas entidades que trabalham com correção e respeito às normas de ensino.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More