Coleta Seletiva
A implantação de sistemas para a coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e gera empregos.A coleta seletiva pode ser implantada tanto por iniciativa da prefeitura como pela organização de cooperativas de coleta de materiais recicláveis ou ainda por iniciativas pessoais, de associações ou de empresas.Ciente disso, a Tetra Pak® procura apoiar estas diversas iniciativas que auxiliam na correta destinação dos materiais recicláveis, incluindo as embalagens longa vida tendo em vista o aumento das taxas de reciclagem.
O apoio a iniciativas de municípios que já implantaram a coleta seletiva é feita por apoio técnico e auxílio na educação da população com a distribuição de folhetos e materiais informativos visando o aumento da quantidade de materiais coletados.
Além disso, a Tetra Pak auxilia com informações técnicas sobre a reciclagem das embalagens longa vida e nos contatos iniciais destas iniciativas de coleta seletiva com as empresas recicladoras.
Depois de separado pela população, o material é encaminhado para centros de triagem, que fazem a separação entre os diversos tipos de materiais recicláveis, o enfardamento e o envio para os diversos recicladores. (fonte: www.tetrapak.com.br)
A conscientização popular pode levar a uma retirada significativa de residuos sólidos reaproveitáveis do lixo de uma cidade como Santa Luzia. Estatisticas não confirmadas estimam que 14% do lixo sólido de um municipio como o nosso seja de Tetra Pak, algo em torno de 20 a 30 mil toneladas-ano. Assim, quando percebemos que essa enorme massa de produtos pode voltar ao mercado como material reaproveitado, poupando quantidade importante de madeira e produtos extrativistas, dá mesmo o que pensar.
Acima de tudo é preciso questionar e levar ao Poder Público a solução que se apresenta; a iniciativa privada já se dispoe a auxiliar na montagem e divulgação do processo. Cabe a entidades do Terceiro Setor e à municipalidade assumir a responsabilidade social e ecologica com vistas a uma melhoria da qualidade da coleta do lixo, bem como se tornar, a cidade como um todo, num verdadeiro celeiro ecologico.
0 comentários:
Postar um comentário