"Você já deve ter se deparado com aquela figura que adora contar sobre o que tem feito de bom pelos próximos, pela humanidade como um todo e até pelo planeta.
Geralmente, são pessoas acima de qualquer questionamento e fáceis de encontrar em festa, velórios, filas ou que até mesmo acabamos conhecendo em meio a um compromisso de trabalho. Mas o fato que sempre se repete é que tal personagem fala com a propriedade de quem é, nada mais nada menos, do que o fã numero 1 de si mesmo. Até ai, nenhum problema, mesmo porque está na moda dizer e cantar: "esse cara sou eu". "
(Carlos Ferrari - Revista Filantropia 62 - trecho de texto)
Muitas vezes, percebemos no voluntariado e nas ações desenvolvidas pelas pessoas em ONG's, associações, entidades assistenciais em geral, um interesse pessoal que, mesmo não sendo escuso, traz em seu bojo uma segunda intenção. Seja ela pessoal, politica ou simplesmente existencial, tudo que se faz com essa idéia acaba esbarrando na negativa da sociedade ao trabalho executado.
O que se vê, na maioria, são casos de politicos que comandam entidades visando a conquista de votos, ou então alguém buscando realização pessoal, mesmo sem um fim definido. Dificeis são os casos de atos do terceiro setor com um tom profissionalizado, visando unicamente a conquista de melhorias para a sociedade, procurando interagir com esta para cobrir as falhas dos poderes publico e privado.
Assim, a cada passo que nosso Instituto dá, fica a certeza que a caminhada, muitas vezes solitária, tem uma importancia cada vez maior. Afinal, trabalhar num segmento desvalorizado pelo poder público e ignorado pela iniciativa privada, onde a percepção da necessidade passa longe da realidade, faz do trabalho do Inneso uma verdadeira cruzada. Lutar pelo meio ambiente e tentar fazer dos beneficios conquistados a ele uma vantagem real para a parte carente da comunidade é, com certeza, uma vontade que se sobrepoe às dificuldades.
Ao encerrarmos este ano, verificamos que importantes passos foram dados; outros foram principiados, mas todos eles se tornarão resultados reais a partir do novo ano. E por isso, e acima de tudo por acreditarmos nas conquistas sociais advindas do trabalho com a reciclagem de eletrônicos e a culturização do descarte consciente do lixo, é que vimos desejar a todos, amigos, parceiros, companhias agradáveis de nossa fan page e a todos os membros da Diretoria e do Conselho de nossa ONG um Feliz Natal, cheio de paz e da Presença de Jesus Cristo em nossas casas, e um Ano Novo pleno de Luz, Paz e sucesso.
0 comentários:
Postar um comentário