quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reciclagem de Embalagens de Leite!

 O texto abaixo ilustra a possibilidade de reaproveitamento de embalagens Tetra Pak - leite por exemplo - que polui, e muito, o meio ambiente. Uma nova vertente de reaproveitamento e separação de lixo que pode, efetivamente mudar o conceito de desperdicio. Pense nisso!

PLACAS E TELHAS PRODUZIDAS A PARTIR DA RECICLAGEM DO POLIETILENO / ALUMÍNIO PRESENTES NAS EMBALAGENS TETRA PAK.
Mario Henrique de Cerqueira
Engenheiro de Desenvolvimento Ambiental - Tetra Pak
1. Introdução
Placas e telhas recicladas a partir de embalagens longa vida já estão disponíveis no mercado.
A Tetra Pak , fabricante das embalagens longa vida, vem desenvolvendo tecnologias e parcerias com diversos recicladores no país, com o objetivo de gerar negócios na área de reciclagem das embalagens longa vida pós-consumo.
A embalagem longa vida é composta por três materiais: papel, polietileno e alumínio, nas proporções, em peso, de 75%, 20% e 5%, respectivamente.
De acordo com NEVES (1999), a
Após retirada das fibras de papel, restam ainda as camadas de polietileno e alumínio para serem processadas. Este material é matéria-prima para a
De acordo com ZUBEN e NEVES (1999), uma alternativa para a etapa secundária da reciclagem das embalagens longa vida é a extrusão das camadas de polietileno / alumínio, que possibilita a produção de diversos materiais como brindes, coletores de lixo, base de vassouras, entre outros. Outra alternativa é a produção de placas e telhas, objetivo deste trabalho.
etapa primária da reciclagem é realizada em uma indústria papeleira, onde as embalagens são introduzidas em um hidrapulper para extração das fibras de papel, que fornecem alta qualidade aos insumos produzidos. etapa secundária da reciclagem, onde faz-se o beneficiamento destas camadas. 1
As placas têm sido empregadas como matéria prima alternativa na a indústria moveleira e na construção civil. As telhas são opção para as de fibrocimento, principalmente em prédios, áreas cobertas e propriedades rurais.
No Estado de São Paulo, três empresas fabricantes de placas e telhas utilizam essa tecnologia, são elas: Ecoways, em Itupeva, Ibaplac, em Ibaté e Reciplac, em Limeira.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More